terça-feira, 30 de março de 2010

A importância dos aterros sanitários


Veja como funcionam estes depósitos de lixo.
Mais importante do que não jogar o lixo na rua é saber qual destino ele terá depois de coletado por empresas responsáveis pela limpeza urbana. Geralmente despejados em aterros sanitários, estes locais devem ser próprios para tal atividade, respeitando condições ambientais e de infraestrutura.

Por conta da inúmera diversidade de materiais que recebe, as condições dos aterros devem ser próprias para tal função, apresentando sistemas de drenagem e camadas de impermeabilizante, garantindo assim o confinamento máximo de resíduos e a absorção dos mesmos.

Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Atualmente exigem normas rígidas que regulam a implantação destes locais, que devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.

Vale lembrar que nem todo o local que apresente acúmulo de lixo pode ser considerado um aterro. Muitas regiões abandonadas acabam servindo como depósito, o que gera a proliferação de doenças, além de prejudicar bastante o saneamento da região. Procure se informar sobre o tema e fiscalize os serviços de coleta em sua região. O meio ambiente agradece.

Um comentário:

Anônimo disse...

é bom saber mais não é o que eu estva precisando