quinta-feira, 6 de maio de 2010

Aquecimento Global


Os perigos iminentes desta nova ameaça
Chuvas torrenciais, altas temperaturas, furações, enchentes, ciclones, tornados... O clima global vem dando sinais de alerta e parece que só agora, com inúmeras tragédias contabilizadas, é que autoridades governamentais de todo o mundo estão se atentando ao assunto. Embora seja tarde para consertarmos alguns estragos causados pelo homem, medidas de contenção e prevenção podem auxiliar bastante na redução dos índices de aquecimento global.

O aumento de gases poluentes é, sem dúvida, um dos principais vilões desta história. O acúmulo de metano, monóxido de carbono e óxido nitroso, entre outros, forma uma grossa camada de poluentes, absorvendo a radiação infravermelha emitida pela Terra e concentrando assim o calor.

A queimada de florestas e matas também prejudica este panorama, aumentando a temperatura do globo terrestre. Como consequência, o derretimento das calotas polares, aumento dos níveis dos oceanos, crescimento de desertos e maior constância de furacões, tufões e ciclones.

Enquanto autoridades discutem sobre o tema, a população pode começar a se mobilizar com algumas ações simples. Fazer coleta seletiva, separando o lixo inorgânico para oficinas de reciclagem, plantar árvores, optar por veículos de motores a álcool, para diminuir a poluição, e fazer uma revisão de tempos em tempos no motor são atitudes que não custam muito e podem valer bastante daqui pra frente.

Nenhum comentário: