
Preste atenção no que fala e evite erros no vocabulário.
Uma boa impressão ao falar é fundamental para qualquer pessoa, independente do ambiente, ocasião, posição social e perfil. O uso de termos ou expressões inadequadas atrapalha a imagem de quem fala, podendo desqualificar o interlocutor. A fim de evitar os vícios de linguagem e os erros mais populares, listamos abaixo alguns dos equívocos que você não pode cometer:
1. Cuidado ao acrescentar letras que não existem: mortandela, vasculhante, mendingo, iorgurte... O correto é mortadela, basculante, mendigo e iogurte.
2. “Ela está meia desanimada”. Meia se refere à metade ou ao que você usa no pé. Neste caso, ela está meio desanimada, ou meio chateada, meio triste...
3. “Onde quer que esteje, seje feliz”. Elimine definitivamente estas palavras da sua lista, onde quer que esteja. Não seja bobo.
4. Ninguém é de maior ou de menor: as pessoas são maiores ou menores de idade.
5. Trezentas gramas de presunto podem lhe sair caro. Prefira trezentos, já que é O grama e não A grama.
6. “Esta é para mim fazer.” O correto é que esta seja para eu fazer.
7. “Vou estar encaminhando um email...” é um exemplo clássico do excesso de gerúndio numa frase. Prefira simplesmente “Vou encaminhar...”.
8. “Haviam muitas opções.” Neste caso o verbo haver tem o sentido de existir e não há nenhum sujeito para que ele possa concordar. Portanto o correto é “Havia”.
9. “Muito obrigado”, disse a mulher. Na verdade, ela deveria ter dito “obrigada”. “Obrigado” é para homens.
10. “Fazem dez anos que não a vejo.” Nesta situação o verbo fazer é impessoal, já que se refere ao tempo. Portanto, “Faz 10 anos...” é a forma correta de se pronunciar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário