quinta-feira, 20 de maio de 2010

O perigo da automedicação


Ao primeiro sintoma de dor tem sempre alguém para indicar um remedinho que é tiro e queda. Tal atitude é comum entre grande parte da população, porém completamente equivocada: tomar medicamento por conta própria ou sem orientação médica pode causar grandes danos ao organismo.
Os remédios que dispensam receita médica para serem vendidos, como paracetamol, dipirona e fitoterápicos parecem inicialmente inofensivos, mas não são: o uso em excesso causa danos principalmente ao fígado, acarretando até uma úlcera. Ao invés de tratar um problema a medicação indevida pode até causar outros de maior escala.
A automedicação leva a riscos que vão desde reações alérgicas, diarreias, tonturas e enjoos à anulação da eficácia do remédio. Em casos de medicamentos psicotrópicos o risco envolve o sistema nervoso e pode causar dependência física e psicológica. O mesmo é observado quando há excesso no consumo de produtos para emagrecer, como as anfetaminas e laxantes: os efeitos criam uma falsa sensação de perda de peso, gerando desidratação e complicações no sistema digestivo.
Para evitar problemas de saúde, consulte sempre um médico ao sentir qualquer sintoma diferente. Ele irá orientá-lo da forma adequada e certamente contribuirá para o equilíbrio e restabelecimento funcional do seu corpo.

Nenhum comentário: