
Como os animais podem ajudar no desenvolvimento dos pequeninos.
A convivência entre crianças e animais deve ser estimulada desde cedo. Além de aprimorar o conhecimento sobre as espécies, o contato com os bichos desenvolve vários aspectos pessoais como a autonomia e afetividade.
Muitos estudos já comprovaram o poder que a presença dos animais tem no desenvolvimento das crianças. Sentimentos como alegria, tristeza e frustração são mais bem compreendidos, ao passo em que aumenta o senso de responsabilidade e cuidado com os bichanos.
Ter animais por perto das crianças é sinal de vê-las crescer sendo mais afetuosas, sociáveis, justas e menos individualistas. Além do mais, a companhia animal pode oferecer valiosos conceitos de cidadania e preservação do meio ambiente: basta conversar com seu filho a respeito da coleta das fezes do animal quando for passear, da limpeza do ambiente onde o bicho vive, do respeito que se deve ter na relação animal – sociedade, das regras em lugares públicos, entre outras pautas que ajudarão os pequenos a ambientar-se com o tema Cidadania.
Quanto mais cedo as crianças aprendem sobre a coletividade, melhor. Muitos exemplos provam que é possível fazer a diferença mesmo com pouca idade. A ONG Nova Esperança é um bom caso de sucesso que mistura cidadania e o trabalho com os pequeninos. Desde cedo eles aprendem noções básicas de preservação ambiental e senso coletivo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário