
Saiba a melhor forma de preservar o meio ambiente
Diversos grupos de preservação ambiental espalhados pelo mundo têm se unido em prol de uma causa muito importante: o destino que é dado às sacolas plásticas, muito produzidas e utilizadas tanto aqui como em outros países.
Para se ter uma ideia, só no Brasil um bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados a cada mês. No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, ou 10% de todo o detrito do país. Feitas de resina sintética originadas do petróleo, não são biodegradáveis e podem levar centenas de anos para se decompor. Nos mares, além de estragar a paisagem, matam animais como tartarugas, que são vítimas freqüentes, já confundem o material com as medusas, uma presa natural.
Algumas medidas estão sendo estudadas com o objetivo de amenizar esta realidade. Países europeus já substituíram o plástico por sacolas de papel, pano ou caixas de papelão. Mesmo assim, as táticas utilizadas não são suficientes para amenizar os estragos cada vez mais frequentes na natureza.
Vale lembrar que além do plástico, outras milhares de toneladas de detritos são despejadas em nossas fontes naturais, ameaçando toda a fauna e flora. Para tentar reduzir este panorama, autoridades de todo o mundo tem se reunido no intuito de discutir outros temas relevantes, como a emissão de gases poluentes e a redução do efeito estufa.
Enquanto nenhuma grande medida é efetivamente tomada em prol do clima global, alguns feitos individuais têm gerado bons resultados para o meio ambiente: empresas como a Resgate Ambiental tratam de ações de reciclagem, coleta e co-processamento de detritos, trabalhando pesado nas questões de responsabilidade social, conscientização de funcionários e da população em geral.


Nenhum comentário:
Postar um comentário