quinta-feira, 29 de abril de 2010

A magia dos tapetes


Saiba usá-los e valorize qualquer espaço.
Na decoração os tapetes estão sempre associados ao bom senso e à delimitação de espaços. Na hora de arrematar os últimos detalhes de um ambiente estas peças podem ser o toque final para compor um clima de classe e sofisticação. Confira abaixo algumas dicas para aproveitar ao máximo as vantagens deste objeto tão popular.

A regra principal é usar o bom senso. O tom do tapete deve sempre estar de acordo com o clima do ambiente. Caso seja colorido, é fundamental minimizar o uso das cores nos demais espaços do cômodo, a fim de evitar muitas informações em um só lugar. O ideal é escolher uma cor única que tenha a ver com a decoração como um todo.

Outro ponto importante é o tamanho. Os tapetes devem aglomerar conjuntos de móveis, sempre mantendo a harmonia entre eles. A atenção fica por conta das medidas, que devem ser bem próximas: nada de sobrar ou faltar espaços ao dispor um tapete em frente ao sofá, por exemplo. Deve-se buscar o equilíbrio a fim de evitar um aspecto desleixado ou desorganizado.

Formatos e texturas são detalhes a serem considerados. O mercado oferece hoje em dia peças redondas, triangulares, assimétricas e de diferentes materiais, como seda, sisal e rami. Para não errar, use bem a imaginação e pense bastante antes da compra. Por fim, uma boa limpeza a cada semana mantém os tapetes sempre em dia, garantindo sua durabilidade. Com estas dicas, não tem como sua casa não ganhar uma clima todo especial!

Nenhum comentário: