terça-feira, 29 de junho de 2010

O que fazer com o lixo inorgânico


Saiba as formas de eliminar este material sem prejudicar o meio ambiente.
Poucas pessoas se preocupam com o material que despejam nas sacolas plásticas e é recolhido pelas empresas de coleta. Em tempos onde reciclar é preciso, tanto por questões financeiras como em prol do ecossistema, separar o lixo torna-se uma atividade indispensável em pleno XXI. Ainda mais quando se trata do lixo inorgânico.

Lixo inorgânico nada mais é do que aquele material que não tem origem biológica, é produzido pelo homem e demora muito tempo para se recompor quando jogado no meio ambiente. É o caso de garrafas de vidro, plástico em geral, detergentes, produtos de metal, guimbas de cigarro, etc. Caso não reciclados estes itens vão se acumulando com o tempo, agravando cada vez mais a questão da preservação ambiental.

Muito se sabe a respeito da reciclagem do material orgânico, natural. Composto por restos de comida e outros itens absorvidos pelo solo, tem grande utilização em diversos setores (agronomia, pecuária, etc.). Por outro lado, quando se trata do conteúdo inorgânico, poucas pessoas sabem a forma correta de aproveitá-lo. As técnicas são mais complexas e requerem todo um aparato a fim de processar o material sem causar mais danos ao meio ambiente.

O ideal nestes casos é contar com o auxílio de empresas especializadas no tratamento de resíduos, como a Santa Cecília. Desde 1974 a instituição tem como foco o processamento e a reciclagem de materiais, auxiliando bastante na redução dos níveis de acúmulo de lixo.

Mais detalhes: www.santaceciliaresiduos.com.br

Nenhum comentário: