quarta-feira, 14 de julho de 2010

O derretimento das geleiras


Como este fato pode afetar a população mundial.

A maior parte das geleiras de todo o mundo tem derretido continuamente, de acordo com inúmeros estudos realizados ao longo das últimas décadas. O que se vê são paisagens sendo drasticamente modificadas e um considerável aumento no volume de água do planeta.

O degelo é uma consequência de diversos fatores, entre eles o aquecimento da atmosfera e a aceleração das mudanças climáticas. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, estudos apontam que nos últimos 20 anos as geleiras da Patagônia reduziram sua extensão entre 10% e 20%. Caso a tendência continue, daqui a 20 ou 30 anos o cenário local estará completamente devastado.

Como resultado o nível dos mares aumentará notoriamente, podendo encobrir grandes regiões e afetando inúmeros países. Desta forma ficam ameaçadas boa parte da fauna e flora mundial, além da própria população. A fim de buscar soluções para o problema, pesquisadores de todo o mundo tem voltado seus olhares para medidas de contenção e prevenção.

Enquanto isso, algumas ações podem ser feitas no intuito de mobilizar a sociedade a respeito desta causa. O repasse de informações e a conscientização são grandes passos a serem dados. Prova disto é o trabalho realizado pela ONG Nova Esperança, que trata da educação de crianças e jovens, contribuindo para a disseminação do tema e a busca por soluções.

Nenhum comentário: