quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tráfico de animais


Um crime cruel contra a natureza.


O comércio ilegal de animais movimenta muito dinheiro, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas. A cada ano milhões de reais são investidos e lucrados com tal crime, que, infelizmente, continua em crescimento no Brasil. Apesar das ações governamentais contra esta atividade ainda é grande o cenário de ilegalidade contra nossa fauna.

A diversidade de peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis e anfíbios faz com que as regiões brasileiras sejam um grande alvo dos traficantes de animais. Para se ter uma ideia, todos os anos mais de 38 milhões de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu habitat no país, sendo 40% exportados, segundo relatório da Polícia Federal.

As condições de transporte destes animais são péssimas, visto que muitos morrem antes mesmo de chegar ao seu destino final: os filhotes atravessam fronteiras escondidos em bagagens de contrabandistas para serem vendidos como mercadoria. Nestes esquemas de transporte há um grande número de pessoas envolvidas, o que dificulta processos de investigação feitos pelas autoridades competentes.

No intuito de minimizar esta triste realidade algumas medidas importantes têm sido desenvolvidas nas regiões mais afetadas, como Norte, Nordeste e Pantanal. O IBAMA faz um controle destas áreas e incentiva as denúncias contra o crime, que são fundamentais para um combate mais efetivo e para a erradicação desta atividade tão condenável.

Nenhum comentário: