sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sistema de Cotas


Entenda esta medida voltada para o desenvolvimento da educação.

A desigualdade no Brasil atinge vários níveis sociais, passando por diferentes escalas e atingindo a população como um todo. Em setores infelizmente já defasados como a educação, por exemplo, fazem-se necessárias medidas que venham a contribuir para a inclusão de parcelas menos favorecidas da população, prejudicadas pela baixa renda e poucas condições de desenvolvimento social.

Pensando em uma forma de minimizar esta realidade, o governo brasileiro implementou o sistema de cotas, que disponibiliza uma fatia das vagas nas universidades para estudantes carentes, negros ou indígenas. A medida, inicialmente considerada positiva por muitos, foi recebida com ares de discriminação por grande parte da sociedade, o que tornou o tema polêmico e controverso.

O sistema de cotas para o ensino superior já foi adotado por muitas universidades, fazendo com que um estudante negro, por exemplo, que opte por participar desta seleção dispute as vagas apenas com os demais de sua etnia, distanciando-se do sistema universal de vagas, onde todos concorrem indiscriminadamente.

Muitas pessoas afirmam que a medida vai de encontro à Constituição Federal Brasileira, que prevê que “Todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade”. Polêmicas à parte, a discussão sobre o tema e a exposição de ideias sobre o assunto são fundamentais a fim de que se chegue a um denominador comum.

Nenhum comentário: